Exposição Mira apresenta obras de arte contemporânea indígena
Estilo vem ganhando cada vez mais espaço em museus do Brasil e no exterior
Na exposição Mira, "Olhe" em espanhol, estão presentes obras feitas por artistas de descendência indígena. Pinturas, fotos, desenhos, esculturas e bordados: todos compostos sem economia na combinações de cores, como o quadro de 2 metros da mulher arco-íris ou as representações entalhadas na madeira de uma aldeia.
Com uma seleção de 54 artistas, neste encontro proposto pela exposição estão traços de 5 países: Brasil, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia. Um dos quadros, o retrato de uma menina pataxó, chamou a atenção da curadora, Maria Inês de Almeida:
- Desde o primeiro momento que vi, me lembrei da Monalisa, conta.
A pintura em questão retrata a prima da artista plástica Arissana Bonfim, indígena da comunidadede Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália (BA). Sobre seu processo criativo, Arissana diz:
- É um trabalho de fazer e refazer. Eu começo a pintar de repente: coloco uma cor, não quero e jogo outra cor por cima e é um trabalho assim, incansável, pois parece que a obra nunca vai ficar pronta, explica.
Sobre a formação artística, que lhe permitiu juntar conhecimento tradicional indígena e técnicas de arte contemporânea, Arissana completa:
- A faculdade contribuiu muito. Pude aperfeiçoar meu talento, aprimorei mais o desenho da figura humana, pude conhecer outros artistas, outros trabalhos e aprender novas técnicas também, como vídeo e outros trabalhos que pude realizar.
Para assistir ao vídeo da reportagem acesse: http://redeglobo.globo.com/como-sera/videos/t/edicoes/v/exposicao-mira-apresenta-elementos-do-cotidiano-dos-indios/3610812/
Fonte: http://redeglobo.globo.com/como-sera/noticia/2014/09/exposicao-mira-apresenta-obras-de-arte-contemporanea-indigena.html