sexta-feira, 17 de março de 2017

Premiados no PIPA Online 2016

No ano de 2016 a categoria on-line do PIPA aconteceu em dois turnos entre 17 de julho a 7 de agosto. Dentre os 63 artistas que participaram do 1º turno, apenas 10 conquistaram mais de 500 votos e passaram para a 2ª fase. Em uma disputa muito acirrada, decidida nas últimas horas de votação, Jaider Esbell foi o vencedor (com 3789 votos) e Arissana Pataxó a 2ª colocada (com 3686).
Em sete edições, este foi o primeiro ano em que três artistas indígenas foram indicados ao Prêmio e os três disputaram o 2º turno da votação on-line (Isaías Sales também participou da votação). Neste vídeo Esbell, índio Macuxi da Amazônia, e Pataxó, que incorporou sua etnia ao nome, contam a experiência de concorrer nesta categoria em que o vencedor é definido pelo voto do público na internet.
Nesta conversa exclusiva, Jaider aponta a disseminação popular de sua obra e sua satisfação em alcançar um maior número de pessoas para apresentar a realidade de sua cultura, assim como Arissana, que relata como a premiação levou até mesmo quem já era próximo a entrar mais em contato com sua obra.
Fonte:http://www.premiopipa.com/2016/08/conheca-o-vencedor-do-pipa-online-2015-assista-ao-anuncio-2/